A Lua, por incrível que pareça, é um dos astros cuja pesquisa é mais difícil. Talvez porquê o homem já tenha estado por lá, não sei. Mas, por exemplo, lembro-me de ter visto, há muitos anos, uma mapa da Lua com a denominação de cada acidente geográfico (sim, cada cratera tem um nome, cada montanha, cada cordilheira também). Mas, apesar de passar muitas horas na Internet procurando um mapa, não encontrei.
Um dado importante sobre a Lua é que a face da Lua que está voltada para a Terra é sempre a mesma, ou seja, sempre vemos o mesmo lado da Lua, em qualquer época do ano ou de qualquer lugar da Terra. Isto se deve ao fato de a evolução em torno da Terra durar 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 11,5 segundos, que é exatamente o mesmo tempo que ela gasta para girar sobre seu próprio eixo.
Devido a este fato, um astronauta, na Lua, não vê a Terra nascer ou se por. Se ele estiver na face voltada para a Terra, a Terra estará sempre visível. Já na face oculta ele nunca a vê.
Por não possuir atmosfera, as temperaturas são extremas: variam dos 100ºC aos -100ºC e, justamente por não possuir atmosfera, seu relevo não é modificado pela ação do vento ou tempestades. Não possui atividade geológica interna, ou seja, não há vulcões ativos (mas estes já existiram, no passado).
Portanto os únicos elementos que modificam a superfície lunar, são o choque de meteoritos, a chuva de partículas atômicas vindas do Sol e, eventualmente as alunissagens humanas.
A Lua não emite luz própria, apenas reflete a luz solar.
Se houvessem nativos da Lua, eles não se chamariam "Lunáticos", mas sim Selenitas (do Grego, "seléne"que significa Lua, e "selenítes" que significa da Lua, ou Lunícolas (Definições do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - 2a. ed. 1986).
Sua superfície é muito acidentada e seca, possuindo inúmeras montanhas (algumas das quais muito mais altas que aquelas existentes na Terra) e crateras. Às regiões planas dá-se o nome de mares.
A Lua foi visitada algumas vezes por missões espaciais:
A Lua afasta-se da Terra lentamente (4 cm. ao ano). Isto pode ser medido por feixes de raios laser que são refletidos por um espelho deixado por astronautas na superfície lunar.
Informações e imagens obtidas em:
http://membro.intermega/globo.com/GaboHP.htm
Novo Dicionário Aurélio de Aurélio Buarque de Holanda - 2a. edição - 1986
Odisséia Digital - Suplemento especial da Ed. Abril - 03/2001 - de Jack London e Max Gehringer
http://flaudizio.bizland.com/lua.htm
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Launchpad/8602/astro/astronomia.html
http://www.iis.com.br/~lgabriel/main.htm
http://orbita.starmedia.com/~figueira/Apollo_11.html
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Launchpad/8602